quarta-feira, 22 de agosto de 2007

Hoje imprimi 2 trabalhos do John!
É ótimo poder vê-los "de 'perto'. Agora as fotos estão ali o tempo todo e posso começar aproximações, rabiscos, rascunhos...

domingo, 19 de agosto de 2007

azul 1

azul 2

minhas últimas pinturas. são quadros bem menores e minimalistas.

preto e branco 1

sábado, 18 de agosto de 2007

Logo depois da reunião confesso que fiquei um pouco frustrada; por mim as coisas andariam mais rápidas e seriam mais simples; acho que tenho uma tendência `a simplificar e idealizar as coisas! E também esse desejo de fazermos algo juntas(os) já existia há algum tempo, já estava no ar, pelo menos entre eu e Ana, entre Ana e Ni, etc. Antes do "Zoom" propriamente dito.
Mas como cada um pensa diferente do outro, o ritmo é lento, e `as vezes parece que tudo anda para trás.
Depos, na volta de carona com o Jean percebi que para o "zoom" amadurecer como projeto e como idéia mesmo - disposição e despojamento e abertura para se aproximar de um OUTRO trabalho que pode ser muito diferente do que fazemos ou pensamos, ou que até não tenhamos a princípio uma afinidade estética, enfim, que isso é um processo, e como todo processo, tem idas e vindas e voltas e até, como lembrou o Jean, pode não dar certo!
Até porque não somos um grupo que já existia, não estudamos juntos em algum curso ou algo parecido; a nossa reunião foi meio aleatória, ela ainda tem e está sendo construída. Nos conhecemos, cada um, em estórias diferentes.
Mas as possibilidades estão abertas!
Vamos escrever sobre o trabalho do outro, vamos pensar, filmar, fotografar, nos visitarmos...e pintar!
Pensei que poderíamos abrir o projeto para que essa aproximação não seja só através da pintura mas também do desenho, filme, fotos, instalação...
Ou fazermos um encontro "produtivo" de todos - pensei aqui na garagem porque tem espaço, é grande - um encontro onde poderíamos fazer esboços dos trabalhos em papel, lona, soltar a mão, etc. Talvez seja uma idéia meio hippie, e a Patricia já não gostou!, mas acho que seria para brincarmos um pouco e fazer uma aproximação coletiva.
E Ana, seus trabalhos estão muito bons!
Beijos focados para todos!

Andrea
Amigos,
Para quem não compareceu:
Conversamos sobre a possibilidade de enviarmos novas cópias do projeto!
Patrícia colocou que acha que o projeto está inconsistente que precisa ser melhor elaborado. Tanto com relação aos textos quanto as imagens. Jean falou que o trabalho dele já se modificou e que algumas imagens já estão defasadas...E que acha que as imagens devem ser melhor trabalhadas.Eu e Andrea já achamos que se o John puder falar logo com a Galeria 90 e se esta demonstrar interesse em receber devemos fazer uma nova cópia e entregá-la como está.
Patrícia tb informou que enviou a segunda cópia(para minha surpresa!) para o edital da FUNARTE de Brasília e não para os Projéteis no Capanema ! Vamos torcer !
Ventilamos novamente vários outros locais: Parque das Ruínas, UERJ( Ni informou que lá é legal por fazerem um catálogo!), Paço Imperial, Galeria do Lago, Galeria Maria Teresa Vieira(segundo Jean está se revitalizando e o espaço físico é muito bom !),HAP ( alguém sabe de alguma coisa? deste espaço no momento?), galerias no shopping da Gávea, a Tolouse ( por ser comercial), Patricia Costa (Cassino Atlantico), um espaço em Santa Tersa que não sei o nome ? Ana Maria Niemeyer etc...........
Eu como sempre defendo dois critérios: um espaço comercial e outro institucional mas que dê visibilidade
Visibilidade: Paço e Galeria do Lago !, Cavalariças no Parque,
Comercial: Candido Mendes, galeria 90, Patricia Costa e ???????????????? Esqueci de alguma coisa?
PARA TODOS:
Hoje liguei para Martha Niklaus(Galeria do Lago)e falei do projeto ! Ela me disse que  estão realizando "programas" E que no momento estão programando DUPLAS,  diálogos . A próxima exposição será Maurrício Dias e Walter Riedweg( não sei como se escreve!). Eu comentei que o nosso projeto é circular mas que tb possui uma proposta de duplas! Ela achou interessante mas que não pode prometer nada..... Enfim ela está viajando segunda feira, dia 20/08 com o grupo do Charles Watson para Bienal de Veneza e Kassel mas está voltando dia 1ou 2 de setembro e queria ver o projeto! Seria 10 não acham? Posso estar presente na apresentação! A questão é: levamos este mesmo projeto ?????????
O que ficou certo da reunião: Vamos começar as pinturas !!!! Então cada um tem 2 meses para pintar uma tela dialogando com a poética pictórica de suas duplas ! Isso significa até 15 de outubro ! Que cada visita ao atelier do outro deveria ser registrado e filmado. Precisamos de uma filmadora. Podemos tb circularizar este registro. Cada hora um terceiro filma? O formato das telas é free. Sugeri o formato redondo pois teria haver com o conceito mas Patricia foi contra.(rrrr) Não abandonei esta idéia....no futuro...
Assim como em cada espaço exposto as duplas mudarem! O qe acham?
Patricia e  Andrea criaram um blog Zoom. Ainda não entendi como funciona. Por favor informem!
Ni a propósito! simplesmente amei o retrato que você fez de mim . Principalmente o seu olhar sobre o meu olhar. Você foi muito sutil. E o fato de estar com um sorrisão escancarado!Toda fez que o olho eu renovo as minhas forças e tb rio de mim. Você conseguiu captar algo muito bom que eu preciso lembrar que sou! Formaremos uma ótima dupla !
Espero que todos tenham paciência e tempo de ler este e-mail ! John não deixe de ir ou contactar a galeia 90 !
beijos e  boa noite para todos! Ana
PS: Vocês têm reparado na luz deslumbrante dos "ocasos vespertinos" com a lua nova. Uma unha de luz sagrada prometendo tudo a quem sabe usufruir da dádiva de viver nesta cidade maravilhosa, acreditar e sonhar...


--
Ana Rondon

quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Zoom é uma mostra coletiva reunindo sete pintores, com linguagens próprias cujo objetivo é criar um diálogo entre pinturas. A partir de encontros e visitas aos ateliês, cada artista do grupo escolhe uma obra de outro artista para ser apropriada. Nesta apropriação serão realizados vários procedimentos, enquadramentos, zoom de aproximação ou de distanciamento, imagens focadas ou desfocadas, enfim comentários visuais dentro das diversas possibilidades pictóricas de visitar os territórios do outro.

Partindo da idéia de que uma pintura, seja figurativa ou abstrata, pode ser uma paisagem que reflete
a poética de cada artista , pretende-se mostrar como num “belvedere”, um panorama circular das paisagens de cada pintor. O uso do zoom, como de uma luneta no alto deste mirante, estabelece a relação entre eles.

Esta circularidade se dará de forma aleatória com a intenção de evitar proximidades estéticas entre os artistas. Ana conversa com Andréa que conversa com John que conversa com Patrícia que conversa com Jean que conversa com Cássia que conversa com Ni que conversa com Ana ...

São eles: Ana Rondon,
Andréa Canto, Cássia Castro, Jean Dechery, John Nicholson, Ni da Costa e
Patrícia Norman.